quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Quanto custa?

   Um caminhão perdeu o controle na tarde desta quarta-feira na rodovia Ayrton Senna, no sentido São Paulo. Em seguida, a carreta bateu em um carro, esmagando-o, e em uma mureta de concreto.
   O acidente aconteceu no quilômetro 25, na região de Guarulhos. Os bombeiros usaram um guindaste para remover os três ocupantes do veículo, que ficaram presos nas ferragens. Eles sofreram apenas ferimentos leves. 
   Os feridos foram levados ao hospital por um helicóptero da Polícia Militar. 

   
   Este acidente foi transmitido ao vivo num telejornal;  as imagens vindas diretamente de um helicóptero que sobrevoava a região, me deixava com o coração na mão.  Era realmente tocante.
   Mas o que mais me chamou a atenção, além do acidente, obviamente, não foram as pessoas que saíram praticamente ilesas, mas sim a coragem e confiança daquela equipe de resgate. Era incrível a confiança deles diante de tal situação onde, para muitos, nada poderia ser feito. 
   Um comentário do apresentador deste programa tocou justamente no ponto exato: "Num país onde deputados recebem R$26,700 por mês, o salário mínimo de quem dá a sua vida por outras vidas, aumenta 30 reais." Foram palavras bem similares a essas, que eu não pude deixar de concordar. O Brasil é rico. Não só em cultura, belezas naturais, mas também quando se trata de renda, ele é sim muito rico. Só é mal administrado. Posso ser extremamente leiga quando o assunto é política; mas o que não dá para entender é a péssima distribuição da renda nesse país. 
   Outro ponto colocado pelo apresentador foi, além do "descaso" com os trabalhadores honestos que realmente trabalham, as melhorias que haveria em todos os sentidos e sistemas se tivesse o tão merecido reajuste salarial: "Mais segurança, mais saúde..." E completo: educação de qualidade, reflexo de professores mais dedicados; menos violência, reflexo dessa educação qualificada, recebida graças aos professores que recebem como deveriam . Concluo que tudo isso é como se fosse um ciclo sem fim. Não teria como não ter um final feliz seguindo esses padrões.
   O Brasil cresceu sim de uns anos para cá, mas ainda há muita coisa a ser feita. Sei que não é tão fácil assim, mas quanto custa uma vida digna? Quanto custam os meus direitos? Quanto custa um país decente?
                                                          R$ 26,700 ?!


Dominique C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário