segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Parte de mim

   Pastoral vem da palavra pastor. Quando falamos em pastor lembramos de rebanho, campo, cuidados com a realidade. Logo, Pastoral da Igreja significa um olhar especial da nossa Igreja em relação às respostas que o mundo está precisando, segundo os princípios do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pastoral é um termo que está muito presente na linguagem da Igreja, por isso mesmo não ouvimos falar tanto em outras áreas da nossa vida.
   Pastoral é a ação da Igreja no mundo! Onde devemos levar em consideração a pessoa no seu todo: espiritual, biológica, social, econômica e culturalmente. Que missão difícil, ampla, completa, empolgante, fascinante, prazerosa, estressante,... Esta é a missão que Deus colocou para cada um de nós. É por isso que somos chamados filhos e filhas de Deus, e fomos selados por Ele através do nosso Batismo. 

                                          http://www.santuariosagradocoracao.com.br/oqueepastoral.html

   Em 2009 decidi: vou me crismar. Até então eu não sabia que era uma decisão tão importante assim, mas eu tinha certeza do que queria.
   O "curso" duraria 1 ano. E que ano! Um ano de aprendizado, reflexão, esclarecimento, fortalecimento, aprofundamento... Amadurecimento. No primeiro dia teve uma dinâmica com as turmas para o pessoal se conhecer melhor, e aí logo veio o convite da Pastoral dos adolescentes. Eu sempre quis participar de alguma coisa assim na igreja mas não fazia ideia do quê. E ainda não tinha rolado nenhum convite antes.
   É claro que eu não iria sozinha né? Morreria de vergonha. Chamei uma amiga, que também fazia Crisma, e ela aceitou. Mas só fomos depois de 1 mês! rsrs' Toda semana acontecia alguma coisa que não dava para ir.
   Os dirigentes da Crisma comunicaram que junto com o curso deveríamos escolher uma pastoral, dentre as mais de 30 na nossa paróquia, para fazer um estágio. Numa confraternização que teve, a grande maioria dessas pastorais nos foram apresentadas e aí sim, eu escolhi a minha. *-*
   As reuniões eram pouco depois da Crisma. Cheguei meeeega vermelha, muita gente olhando dos pés a cabeça mas sobrevivi. Fui bem recebida e acolhida logo depois. Gostei muito das pessoas, da animação, da organização... Ah' me apaixonei pela pastoral. ♥   Uns meses depois virei agente, que é um trabalho mais próximo e mais intenso do que só "ir e participar".  
   Vieram as dificuldades, cansaço, vontade de largar tudo. Mas o meu sentimento era mais forte. Posso dizer que a pastoral me abraçou como eu a abracei. É como se fosse uma segunda família! Conheci pessoas novas, fiz novas amizades, fortaleci amizades antigas. Tudo o que eu aprendi... 
   Hoje tem 1 ano e alguns meses que participo e agora sou assessora jovem, que é um trabalho bem mais próximo e bem mais intenso. É indescritível o que sinto. Só participando para saber. [convite] rs
    Estar a cada dia mais próxima de Deus, conhecendo de uma maneira tão simples e ao mesmo tempo tão forte é incomparável, nada resume e nada explica.


Dominique C.

 



   


"dos amigos que aqui fiz,  
            quanta coisa se passou ...   
                           ainda estamos juntos aqui".

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário